[Resenha] Garota de Vidro da Laurie Halse Anderson

Olá Pessoal!

Vamos conversar sobre o livro Garota de Vidro da Laurie Halse Anderson que tenho que dizer que esperava muito mais do livro, já que vejo somente resenhas positivas sobre ele.

Sinopse 

8a0fe-1j-tile1 - CópiaLia é uma menina que nunca foi feliz com o seu corpo, ela sempre tenta emagrecer mais e mais. Ela ira conhecer Cassie que assim como ela tem mesmo o “objetivo”, e a assim elas irão se tornar melhores amigas o tempo ira passar elas iram ficar mais juntas do que nunca, mais tudo ira mudar no dia que Lia vai para no hospital e seus pais manda ela para uma casa de recuperação a mãe de Cassie ira mandar a filha se afastar de Lia e isso que ela faz. Quando Lia volta ela esta sem sua melhor amiga.

“Fizemos juramentos sagrados para sermos fortes e salvarmos o planeta e para sermos amigas para sempre” .

A historia ira começar com Cassie sendo encontrada morta em um quarto de hotel sozinha, só que antes de morrer ela ligou para Lia 33 vezes só que ela não atendeu. E partir dai que vamos acompanhar a jornada de Lia, na sua tentativa de emagrecer onde ela conta tudo o que come, na convivência com a família onde mãe lhe trata como uma paciente e pai que fecha os olhos para tudo que esta sua volta ela só tem ajuda da sua irmã (por parte de pai) que esta sempre tentando ver o lado positivo das coisas e uma madrasta que pode esta levando a sua filha para mesmo caminho que Cassie. E em meio este turbilhão de emoções vamos conhecer um pouco mais da sua amizade com Cassie e por qual motivo ela ligou para amiga antes de morrer.

“Não atendi. Nem ouvi as mensagens dela ontem. Eu estava com tanta raiva que sem conseguia olhar para o telefone. […] Cassie me ligou 33 vezes começando as 11:30 da noite de sábado”.

Paginas: 272 | Editora: Novo Conceito | Gênero: Drama | Ano: 2012 | Onde Compra:Livraria Cultura \ Amazon \ Kindle

Opinião 

Vamos conhecer a história pela visão de Lia, ela é uma menina que está com anorexia mas parece que todos a sua volta estão de olhos fechados para o problema, seus pais são separados, ela vive na casa do pai junto com sua madrasta e a filha do casal, sua mãe é uma cardiologista renomada, seu pai vive o dia todo fora e sua mãe a lhe trata como uma paciente, sua madrasta tem obrigação de ver se ela come direito e de pesar uma vez por semana e sua irmã é uma criança que ainda não pode ser de tanta ajuda. Aos poucos no livro vamos descobrindo o razão de Lia ser assim e um dos motivos foi e é o relacionamento com seus pais.

“E ajudava a não pensar com meu corpo, minha família e minha vida tinham sido roubados de mim, ajudava a não me importar. “

Já amizade de Cassie e Lia poderia na época estar abalada, mas elas foram grandes amigas, uma ajudou a outra nos momentos difíceis, se protegiam na escola e se ajudavam na loucura na sua busca do corpo perfeito. Graças a mãe de Cassie tudo isso mudou pois ela preferiu fechar os olhos para o problema da filha do que tentar consertar enquanto ainda era possível, acho que para os pais de Cassie foi melhor acreditar que a culpada era Lia pela filha ter bulimia do que encarar o problema.

“Cassie se transformou na montanha- russa do parque temático da escola. Eu era o cavalo do carrossel, congelado na mesma posição, os olhos pintados abertos, a tinta já descascando dos meus olhos”

Há outros personagens importantes na escola como Jennifer (a madrasta), Emma ( filha do seu pai com a madrasta) as duas tem um papel até que importante na vida de Lia principalmente a pequena Emma e Elijah (o atende do hotel na noite da morte de Cassie) dai irá surgir uma amizade que não sabemos até onde vai durar já que tudo começou com uma mentira de Lia, entre outros.

“Estúpida\ Feia\ Estúpida\ Vaca\  Estúpida\ Gorda\ Estúpida\ Criançona\ Estúpida\ Perdora\ Estúpida\ Perdida\.” 

Pelo livro ser narrado pela Lia nós iremos viver seus medos e angustias, vamos encarar seus surtos devido seu medo de engordar e sua relação com a família.

” Eu não deveria. Não posso. Não Mereço. Sou gorda\ gigante e tenho nojo de mim mesma. Eu já ocupo espaço demais. Sou uma hipócrita feia e malvada. Sou um problema. Sou um lixo. Quero dormir e não acordar mais não quero morrer. Quero comer como uma pessoal normal, mas preciso ver meus ossos ou vou me odiar ainda mais eu poderia arrancar meu coração ou tomar todos os comprimidos já fabricados na historia “

Eu estava louca atrás deste livro e não achava ele de maneira nenhuma até que consegui ele, confesso que esperava muito mais da história pois teve partes do livro que ficou meio cansativo e repetitivo. Mas tenho que dizer que me senti muito conectada a personagem pois a autora escreve de forma leve mas muito real, fazendo você sentir de verdade tudo o que personagem está passando. A cena final do livro me deixou bem abalada de uma forma que até hoje não sai da minha cabeça.

“Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais facil uma risada inesperada, um espelho que não importa mais.”

Mesmo não sendo tudo o que eu imaginei eu super recomendo este livro a todos, pois a gente vive num mundo onde a beleza é essencial para ser feliz, e deve ter várias meninas passando por isso ou pior até morrendo por este motivo.

Bem é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha, me digam nos comentários se ficou com vontade ler este livro, e se caso você já tenha lido me diga o que achou dele.

Ah!  Mais uma coisa não esqueça de me seguir nas redes sociais.

Instagram e Skoob

Beijos e Abraços até a próxima.

 

51 comentários Adicione o seu

  1. Li ele mês passado, pois estava na minha estante à muito tempo, até que resolvi dar uma chance à ele, pois é um tema pouco falado em livros. Assim como você, entendo que a historia em si poderia ser mais ” profunda”. Bacana ler sobre o assunto, mas em momentos focou mais no suicídio da menina do que na propria anorexia.

    Curtir

  2. Olá!
    Gente esse livro tem uma temática bem forte e me deixou curiosa para conhecer a personagem. Gostei da forma como você falou do livro e deu para ver que ele é bom. Fiquei me perguntando o que será que aconteceu o final da história?
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Michele Lopez disse:

    Olá,
    Essa é a primeira resenha que leio sobre a obra. Nunca li nada com a temática de anorexia e achei bem interessante, principalmente se levar em consideração que a maioria das pessoas hoje vivem em busca de alcançar os padrões de beleza que a sociedade impõe e isso tem suas consequências.
    Fiquei bem intrigada para saber o que aconteceu com Cassie e também acompanhar como é a vida dessas garotas que simplesmente não são enxergadas como deveriam.

    LEITURA DESCONTROLADA

    Curtido por 1 pessoa

  4. Jamily Moura disse:

    Oi! É triste quando vemos mais pessoas sucumbirem a distúrbios alimentares por causa desses padrões de beleza inalcançáveis. É uma pena que o livro tenha soado repetitivo às vezes, pois a premissa pareceu muito boa. Fiquei com vontade de conferir a obra. A capa é linda!

    Curtido por 1 pessoa

  5. bloglivreando disse:

    Tem algum tempo que quero ler esse livro, mas sempre deixo passar. Ouço muitas opiniões positivas, assim como sua atenção pelo fato de algumas partes serem repetitivas, mas aí da sim, tenho curiosidade, principalmente por essa parte final.
    Bjim!
    Tammy

    Curtido por 1 pessoa

  6. Letícia disse:

    Olá!
    Já tinha visto esse livro algumas vezes na livraria, mas nunca me interessei realmente por ele.
    Confesso que não sabia que se tratava de anorexia, já que é um tema tão pouco frequente.
    Livros assim, onde vemos tudo pelos olhos do personagem que passa por situações difíceis são bem interessantes pelo fato de nos deixar “sentir” o que eles passam.
    Gostei de saber do seu ponto de vista sobre a leitura. Vou deixar anotada a dica. =D

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oie
    eu li o livro já faz um bom tempo mas gostei de ler algo que é pouco abordado na literatura apesar de ser tão presente na rotina de muitas, muito legal a sua resenha e adorei poder relembrar um pouco do que li

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  8. saahfinoti22 disse:

    Oi!
    Faz tempo que quero ler uma resenha sobre esse livro, pois vi uma recomendação dele em um canal que assisto sob o tema de ‘livros com assuntos importantes’ ou algo do tipo rsrsr
    Uma pena que o livro tenha sido um pouco repetitivo em alguns pontos, mas como você falou ainda assim é uma ótima leitura que nos mostra a realidade de quem é afetado de maneira mais difícil com os padrões de beleza.
    Espero um dia poder ler também

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Que bom que você gostou a resenha e espero que um dia você possa conferir a leitura

      Curtir

  9. Oi Amanda, como está?
    A premissa do livro é extremamente interessante, ainda mais porque o livro trata de um tema que precisa ser amplamente discutido: distúrbios alimentares. Principalmente porque existem MUITAS mulheres usando todo o tipo de métodos para emagrecimento, colocando em risco a própria saúde porque a sociedade imunda na qual vivemos não aceita gente diferente do padrão. Diga sim à diversidade e à aceitação e não à imposição.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Concordo com tudo que você disse 😻

      Curtir

  10. Que pena que o livro não foi tudo que vc esperava. Acho que a pior sensação que podemos sentir em uma leitura é achá-la repetitiva, e isso aconteceu com vc. Mas pelo menos a escrita é boa, né… dos males o menor! Hahahahah
    Não sei se leria o livro.

    Curtido por 1 pessoa

  11. caroolkilljoy disse:

    Olá, tudo bem? Nossa é mega ruim quando algum livro não atende nossas expectativas. Também já tive vontade de lê-lo mas após inúmeras resenhas negativas acabei perdendo a vontade. É um que gosto muito, mas quando mal trabalhado fica horrível. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  12. Olá!

    Já vi algumas pessoas comentando sobre esse livro mas nunca parei para realmente prestar atenção, não sabia que se tratava de um assunto tão importante que é transtorno alimentar, muitas mulheres, jovens ou não hoje passam por isso, acabam fazendo tudo para não engordar e ver um livro retratando isso é ótimo pois precisamos falar a respeito sempre!

    Adorei sua resenha, é uma pena não ser tudo o que você esperou, mas apesar de tudo você conseguiu transmitir a mensagem , obrigada pela dica um dia quero ler ele!

    Beijos
    Jess
    Pintando as Letras

    Curtido por 1 pessoa

  13. Li esse livro em 2015 e gostei muito, foi impactante e informativo. Não tinha noção de como essas garotas sofrem, sabia das doenças mas não tinha muita aproximação com elas.
    Que pena que a leitura não foi o que vc esperava. Essa autora é conhecida por sua escrita original e por tratar de temas polêmicos e importantes. Penso que os livros dela deveriam ser lidos e adotados principalmente por escolas famílias.
    Enfim foi ótimo conferir suas impressões!!!

    Se quiser confira minha resenha aqui:
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2015/02/garotas-de-vidro-laurie-halse-anderson.html

    Curtido por 1 pessoa

  14. Tenho que te confessar que a principio o que me chamou a atenção foi a capa, a sinopse ,me laçou de vez. Mas, sua resenha me deixou um tanto em dúvida se quero me aventurar nele agora. Não sou influenciável, lerei ele pra tirar minhas próprias conclusões. Mas, já não vou com tanta sede ao pote.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    Curtido por 1 pessoa

  15. Oi.

    Já li um outro livro da autora que fala sobre Bullying e adorei. Quero muito ler este livro, ele tem um tema que eu quero muito ler. Adoro a forma como a autora escreve e estou muito ansiosa para ler logo este livro.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Carla disse:

    Oie!
    Eu já li esse livro e adorei a história.
    Traz uma história bem delicada e emocionante, onde a cada página eu conseguia sentir o tormento da protagonista.
    Um livro que com certeza, vai emocionar muitos leitores.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtido por 1 pessoa

  17. Thaís Oliveira disse:

    Oie
    Ainda não conhecia esse livro e achei a sinopse interessante.
    Achei que mesmo com seu comentário que esperava mais, achei que o enredo pode me conquistar.
    O tema é bem polêmico e está bem em alta.
    Dica anotada
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Claro cada um pode achar um coisa .

      Curtir

  18. GIsele RAmon disse:

    Olá,
    Uma proposta bacana e que precisa ser divulgada. Já tive bulimia, e é um inferno na vida, acho que a anorexia é ainda pior. Eu comprei este livro, mas compro pela capa e nem sabia do que se tratava. Achei a proposta bacana, mas já vou com a expectativa mais baixa, pois quando o livro não surpreende, é uma porcaria.
    Beijos

    Meus livros a Venda

    Curtir

    1. Amanda Luizari disse:

      Oii
      Tudo bem ?
      Espero que quando ler goste
      Sobre a doença eu imagino como deve ser difícil superar .

      Curtir

  19. Tem um tempão que li este livro, e gostei muito da leitura. Também me deixou “chateada” em alguns momentos, mas assim como você, recomendo.
    Bjs, Rose

    Curtir

  20. Milena disse:

    Olá!
    Não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem empolgada com a leitura. Creio que a temática é algo importante a ser trabalhado. Anotei sua dica, pois quero tirar minhas próprias conclusões.

    Beijo

    Curtido por 1 pessoa

  21. Quel disse:

    Olá, eu sempre acompanho as novidades da editora, mas não vi essa obra em lugar algum…legal você trazer a resenha. Fiquei empolgada e curiosa.

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Oi
      E por que ele é lançamento de 2012

      Curtir

  22. Aricia Aguiar disse:

    Olá!
    Nossa esse livro parece ter a premissa bem forte! Eu vivo esse dilema de tentar emagrecer, contar comida, querer jogar tudo pro alto por me sentir bem, mas sentir a pressão das pessoas falando na minha cabeça que eu tenho q emagrecer. É muito difícil. Não sei se teria coragem de ler o livro, e se lesse, teria que colocar meu nome no papel da protagonista.
    Adorei a resenha.
    Bjks

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Oi
      Tudo bem.
      Deve ser difícil viver assim contando calorias

      Curtir

  23. Oie! Tudo bem?

    Na época em que esse livro foi lançado eu estava louca para realizar a leitura dele, mas hoje em dia já havia ate esquecido da existência dele! Fico feliz que no final você recomende a leitura dele ainda, mas por enquanto vou continuar passando a dica, veio outros livros como prioridade!

    BJss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Se um dia for possível faça leitura

      Curtir

  24. Crislane Barbosa disse:

    Oi, Amanda!
    Na época do lançamento esse livro foi bastante comentando. Acabei não lendo e hoje em dia não sinto vontade de ler. :/ Fico feliz que tenha curtido, apesar de algumas ressalvas. Fiquei curiosa com esse final. Tão chocante assim?
    Beijão!
    Blog La Garota
    Blog As Meninas Que Leem Livros

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Não bem o final e algumas páginas antes mais foi sim de peder o fôlego .

      Curtir

  25. Driely Meira disse:

    Oiee Amanda ^^
    Eu também fiquei um pouquiiinho decepcionada com o livro, pois esperava que fosse mais bombástico. Mas eu gostei, achei interessante e, como foi um dos primeiros livros que abordavam distúrbios que eu li, me marcou. Ter a história pelo ponto de vista da Lia é ainda mais interessante, né?
    MilkMilks ♥

    Curtido por 1 pessoa

  26. Anna Caroline disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro que a protagonista tenha anorexia, acredito que se a autora conseguiu transmitir um pouco sobre esse distúrbio e de certa forma alertou os leitores sobre os sintomas e como ajudar alguém que esteja passando pela situação, sem dúvidas é uma leitura válida. Uma pena que a leitura se arrasta em alguns momentos se tornando cansativa, mas fico feliz que ainda assim tenha gostado do livro. Vou anotar a dica aqui e quem sabe em um momento oportuno eu o leia.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  27. Fiquei interessada nesse livro quando ele foi lançado, mas depois acabei me esquecendo!
    Gostei muito da sua resenha e achei bacana a sua sinceridade de dizer que o livro não foi tudo o que você esperava. No final, fiquei curiosa para conhecer a história! Rs…
    Beijos
    Camis

    Curtido por 1 pessoa

  28. Gleyse Vieira disse:

    Oi Amanda, fiquei bem curiosa pela leitura, pois não conhecia ainda um livro que tratasse desse tema. Uma pena que para você o livro acabou se tornando um pouco cansativo. Gostaria muito de ter a oportunidade de ler. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  29. Olá!
    Nossa já havia ouvido falar sobre esse livro, achei muito interessante, pois assuntos como a anorexia devem ser discutidos na sociedade sim, muitas garotas sofrem com essa doenças, e muitos pais fecham os olhos , piorando ainda mais o quadro dessas meninas.
    Gostei muito de sua resenha, e com certeza irei ler.

    Curtido por 1 pessoa

  30. Morgana Brunner disse:

    Oiii Amanda tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e parece ser aqueles bastante tocante, achei bem interessante esse fato do numero 33, não sei se tem relação, mas foi o que mais despertou minha atenção, espero com toda certeza ler futuramente, ótima resenha.
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Espero que quando você pegar para ler goste

      Curtir

  31. Oi!
    Sempre tive vontade de ler esse livro por conta da temática importante que ele traz, sempre quis saber como o assunto foi abordado e passado ao leitor. Apesar de forte e dramático o tema é de grande importância e ainda é uma realidade muito forte em nossa sociedade. Sua resenha trouxe de volta a minha vontade de ler essa obra que, sinceramente, nem lembrava que existia.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Assim que possível lê sim este livro ele trouxe o tema de forma bem real .

      Curtir

  32. Faz tempo que vários leitores me indicam esse livro, até gosto de tema, mas até hoje não tive tempo para ler ele. Espero conseguir fazer a leitura.
    Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

  33. Hey,
    já faz mais de três anos que quero ler esse livro, mas infelizmente nunca achei tempo pra ele. Sua resenha reacendeu minha vontade de lê-lo, acho muito válido lermos livros com assuntos tão reais como esse, apesar de triste a história dessa garota está acontecendo todos os dias no mundo real, sem falar que o fato de os pais não notarem os filhos enquanto o distúrbio alimentar se instala, além de triste é perigoso e pode levar esses adolescentes a um caminho sem volta, por isso acho sim que esse tipo de livro é uma leitura para todas as idades, serve de alerta tanto para os pais como para os adolescentes.

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Olá tudo bem ?
      Eu também acho que um tema muito real e atual , acho q todos devem ler pois assim quem sabe podemos ajudar garotas que estão Passando por isso .

      Curtir

  34. Eu não conhecia o livro mas achei o tema abordado bem forte e me interessei pela leitura. Gostei da sua resenha e da dica de leitura.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Espero que goste quando for ler . 😆

      Curtir

  35. kaline disse:

    Olá, Achei a estória bem intensa e dramática. Já aviso logo que estou com pena dessas duas meninas e gostaria muito de ler o livro.

    Curtido por 1 pessoa

  36. Eu amei esse livro! Acho que falar sobre transtornos alimentares é muito importante. As coisas que Lia faz para enganar o peso são bem absurdas.
    É um livro que achei bem forte.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amanda Luizari disse:

      Verdade é bem absurdo mesmo mais muitas meninas fazem isso rsrs

      Curtir

  37. F disse:

    Ola
    Eu também já li comentários bem positivos a respeito, e tenho curiosidade em ler. Gostei de ler suas impressões, mas é uma pena que a leitura não foi tudo que você esperava. De qualquer maneira, compreendo bem que é uma leitura que atrai mensagens bem reflexivas e isso vale a pena, em especial para discussão né?!
    Beijos, F

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário