Resenha| É Assim que Acaba – Colleen Hoover

Olá queridos, tudo bem?

Voltando as atividades aqui no blog, após essa semana de carnaval e descanso. E já voltamos com aquela indicação mais que especial. 

Que a Colleen Hoover é uma das autoras elogiadas e que possui romances lindos e emocionantes, sabemos. Eu já li duas histórias dela, Novembro 9 O Lado Feio do Amor, porém o meu favorito é É Assim que Acaba, seu mais novo lançamento aqui no Brasil e que destruiu meu coração.

Processed with VSCO with c1 preset


“Continue a nadar”

“Just keeping summing”

e-assim-que-acabaUm romance sobre a força necessária para fazer as escolhas corretas nas situações mais difíceis. Da autora das séries Slammed e Hopeless.

Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.

Editora Galera Record | 368 páginas| Ano 2018| Romance, Drama | Onde encontrar: Amazon, Saraiva

Pensem em uma história emocionante. Uma história que te faz refletir sobre os julgamentos que fazemos, os dedos que apontamos ,as situações que não vivemos ,as dores que compartilhamos e a força que temos. 

Lily tem 23 anos e acaba de perder o pai. Não que essa perda seja algo que a machuque, pelo contrário, a deixa feliz. Seu pai nunca foi o marido perfeito e principalmente o pai perfeito. Ele era agressivo, machucava sua mãe, destruiu momentos em família, fazia com que dia após dia seu rancor aumentasse. 

No dia do velório do pai sua mãe a pede que faça um discurso sobre o bom homem que ele foi, porém a Lily não consegue dizer nada. Porque não há o que dizer. Assim ela volta para Boston, onde mora e foi lutar pelos seus sonhos, e por gostar de ver o céu ela vai até o terraço de um prédio, e lá conhece o Ryle. Ele é enigmático, direto, sincero e está em um momento de explosão. Ele trabalha como cirurgião e acaba de perder um paciente, uma criança que afeta muito seu emocional. Ambos criam uma grande afinidade e logo se sentem atraídos, porém a Lily não consegue ter relações com pessoas que não conhece. 

Processed with VSCO with au5 preset
“Se Ryle Kincard estivesse aqui agora, eu diria a ele uma verdade nua e crua, que eu fiquei um pouco aliviada quando meu pai ficou muito doente fisicamente para machucar minha mãe.”

O grande sonho dela sempre foi ter sua própria floricultura, e após alguns meses ela consegue comprar um espaço e abrir seu negócio e é quando surge a Allyssa, irmã do Ryle (coincidência?). Que por esse motivo faz com que ele e a Lily se aproximem mais.  Ambos não querem relacionamento, querem focar em suas carreiras, conquistar seus objetivos e ela ainda ama seu primeiro amor. Como daria certo?

A história é narrada pelo ponto de vista da Lily e o livro é dividido em duas partes. Na primeira vamos acompanhar o desenvolvimento do relacionamento deles, desde se conhecerem até se tornar algo mais profundo. Também temos capítulos intercalados entre o passado da Lily que é contado pelo diário dela de quando adolescente, e nesses relatos acompanhamos as agressões do pai dela com a mãe, que são cenas de parar o coração e de nós deixar triste, e conhecemos o Atlas de 18 anos para depois reencontrarmos ele adulto e agora chefe de um restaurante. 

Como começo explicando meus sentimentos com essa história? É Assim que Acaba mexeu comigo de várias maneiras. Na primeira parte me apaixonei pelo Atlas imediatamente, depois pelo Ryle, odiei o pai da Lily, julguei a mãe dela de diversas formas, sofri pela mãe dela também, ri muito com a Allyssa e meu coração se partiu várias vezes. 

Processed with VSCO with au5 preset
“Eu não tenho idéia de quão mau eu estou, mas não me importo. Nenhuma dor física poderá ser comparada com o que estou sentindo em meu coração no momento.”

Na segunda parte me apaixonei mais pelo Ryle e o odiei um pouco, depois senti dó. Me apaixonei mais pelo Atlas e depois me vi perdida ,sem saber o que fazer, o que eu escolheria, do que sentir raiva e chorei. Um misto de sentimentos ao mesmo tempo: dor, raiva, dó, pena e julguei muito! Me vi questionando o tempo todo: o que fazer? 

Colleen Hoover trouxe muitos pontos para discussões na história, levanta questionamentos sobre os jovens que são negados de amor pelos pais, jovens que se vêem perdidos e sem proteção nenhuma (estado, familiares, comunidade), aborda o tema do relacionamento abusivo e agressão doméstica de forma excepcional, nos fazendo questionar tudo e odiar o quanto é real. Como julgamos! Julgamos os moradores de rua – será que todos estão nessa condição porque querem?; julgamos a mulher, a mãe que aceita ficar com um homem que a maltrata, agride, não a respeita – mas por que? Não conseguimos entender que muitas ainda amam? Que muitas dependem desses homens (financeiramente, emocionante)? Que elas não têm um amparo familiar ou de amigos ou do estado? E será que as atitudes ruins apagam os momentos bons?

Maravilhoso, empático, essa história é assim. Te faz pensar, refletir, questionar. Você se sente no lugar da Lily e vê que não sabe como reagir, eu não sabia como. Não é uma história com vilões ou heróis, você não odeia eles, você simpatiza com todos, ama todos e quer poder ajudar e até entende os atos. Mas acima de tudo é uma história sobre amor e pessoas, pessoas boas que fazem coisas ruins, assim como todos nós. Uma história de amor e quando se envolve amor, nada é fácil. Emocionante! 

Processed with VSCO with au5 preset
“Você é minha esposa. Eu deveria ser o primeiro a te proteger dos monstros. Não ser um.”

Como já contei a vocês, eu comprei o livro em inglês em junho do ano passado no Book Depository (tem post aqui contando minha experiência) mas só agora li. Sobre a experiência em ler em inglês eu garanto que foi tranquila, a linguagem da CoHo nos seus livros é ótima para quem está começando a ler em inglês porque por mais que você não conheça todas as palavras só pelo contexto consegue entender. Junto com a leitura eu escutava o audiobook o que é ótimo para melhorar na escuta e saber pronunciar cada palavra. 

Essa história estava na meta de leituras do ano e no projeto Lendo em Inglês que vocês podem conferir aqui

Espero que tenham gostado da resenha e que se emocionei tanto quanto eu! 

Beijos

 

11 comentários Adicione o seu

  1. Oi Isa.
    Eu estou com essa leitura em andamento e já tenho meu coração partido nas primeiras páginas, estou tentando me preparar psicologicamente para o que bem por ai, mas está difícil, eu não sou nenhum fã de triangulo amoroso, mas o amor que existe entre esses personagens é algo tão doido. Eu adoro que a CoHo, levanta alguns questionamentos e discussões que são muito importantes, sem deixar de lado a lição de moral que ela trás em muitos dos seus livros, enfim, espero que coragem de continuar essa leitura.
    bjs.

    Curtir

  2. Catherine Torres disse:

    Gosto de livros emocionantes e que nos fazem pensar e refletir, trazendo ensinamentos para nossa vida.
    Acho ótimo quando os personagens nos despertam empatia, é um fator que me prende à narrativa. Pela resenha parece ser uma obra para rir e chorar.

    Curtir

  3. ELIZETE SILVA disse:

    Olá! Em se tratando de CoHo, estou sempre preparando meu coração e abastecendo meu estoque de lencinhos (sério, chorei muito em O lado feio do amor!). A capa desse livro é tão linda, estou contando os dias para pode começar essa leitura, CoHo consegue abordar tantos temas, em apenas um livro, espero sentir todas essas emoções que você descreveu quando eu ler essa história maravilhosa.

    Curtir

  4. Carolina Venceslau disse:

    Adorei a história do livro apesar de não ter ido da autora Esse livro me chamou atenção por tratar de relacionamentos abusivos eu vou começar a ler os livros das autoras mas primeiro vou começar pela Série métrica visto que todo mundo fala que é maravilhoso

    Curtir

  5. Uma das coisas que mais gosto nos livros da Collen é sempre tratar de assuntos importantes de forma que o leitor entenda e se envolva, também adoro quando a narrativa é intercalada entre passado e presente e vai se completando.
    Já me imaginando chorando lendo a história, espero que o triângulo amoroso não seja um dos pontos principais, nao sou fã disso, e sei que a autora não decepciona!! Quero mto ler.
    Beijos

    Curtir

  6. Pensa num livro desejado do momento?? 100 % este livro esta no topo da minha lista de desejados! Ainda não pude comprar pelo valor meio salgado, mas espero poder ler ele em breve! Li Confesso da autora e simplesmente me apaixonei pela escrita dela, e logo fiquei sabendo sobre este livro, e esta tua resenha somente me deixou “babando” para poder ler. Amo romance e espero amar e chorar com essa historia!!

    Curtir

  7. Oies Isa! Estou louca por esse livro 🙂 Amo a escrita da CoHo, e já li as séries Hopeless (minha favorita) e Slammed (que acho que deveria ficar apenas no primeiro livro, rs). Bjos da Cah e boa semana!

    Curtir

  8. Daiane Araújo disse:

    Oi, Isadora.

    Após vivenciar a violência doméstica sofrida pela sua mãe, não deve ter sido para a Lily, até mesmo ao ponto de se entregar a um relacionamento.

    Curtir

  9. rudynalva disse:

    Isa!
    Acho importante quando um livro traz assuntos relevantes de forma bem desenvolvida, assim como, quano o livro nos faz sentir diversos sentimentos, o que nos traz a reflexão.
    A Collen é mestra em nos fazer chorar, ao tempo que nos põe a refletir como é possível determinados comportamentos humanos que nos são revoltantes, porém críveis diante da realidade.
    Uma semana abençoada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    Curtir

  10. Quero muito ler É assim que acaba, já li o Lado feio do amor e Um caso perdido (que recomendo fortemente). Na verdade quero ler todos os livros da CoHo as histórias dela são destridoras.

    Curtir

Deixe um comentário